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Competências

VISUALIZAR ORGANOGRAMA ADMINISTRATIVO 

Competências conforme Lei Nº 3.595, de 12 de Julho de 2023


ASSESSOR DA PRESIDÊNCIA  CC

Auxiliar na montagem dos equipamentos e implantação dos sistemas utilizados pelas unidades de serviço e treinamento dos usuários;
Efetuar os backups e outros procedimentos de segurança dos dados armazenados em servidores, inclusive em nuvem e de e-mail, e computadores;
Instalar softwares de upgrade e outras adaptações/modificações para melhorar o desempenho dos equipamentos;
Atender os usuários, prestando suporte técnico, subsidiando-os de informações e orientações técnicas;
Detectar e identificar problemas com os equipamentos, testando-os, e providenciando a normalização dos trabalhos nos departamentos;
Confeccionar cabos, extensões e outros condutores, com base nos manuais de instruções, criando meios facilitadores de utilização do equipamento;
Efetuar a manutenção e conservação dos equipamentos;
Controlar o estoque de peças de reposição dos equipamentos;
Fazer registro de palestras, discursos, conferências, debates, apartes e quaisquer outras intervenções, em Plenário, em comissões e em outros setores da Câmara ou fora dela, através de aparelhos gravadores de som e imagem;
Operar e manejar aparelhos de som e imagem, zelando pela sua conservação e manutenção;
Operar equipamentos eletrônicos de sonorização nas reuniões plenárias e de comissões;
Organizar, sistematizar e manter arquivos de gravação, filmagens e fotográficos, permitindo pronta localização a partir de referenciais preestabelecidos;
Preparar relatórios de acompanhamento do trabalho técnico realizado;
Zelar pelos equipamentos utilizados.
Executar outras atividades que tenham correlação com as atribuições de informática, som e imagem.

Requisitos:

Ensino médio completo.
Conhecimentos de informática


DIRETOR GERAL EFEITIVO

Supervisionar e assessorar as atividades legislativas, zelando pelo patrimônio da Câmara Municipal, manutenção dos serviços administrativos e pela correta aplicação dos recursos públicos;
Providenciar e controlar as publicações dos atos oficiais do Poder Legislativo no Órgão Oficial;
Dirigir e assessorar os servidores, principalmente em questões administrativas e de comunicação social em geral;
Executar outras atividades correlatas às acima descritas, a critério da Presidência da Câmara;
Assessorar o Presidente da Câmara Municipal no que lhe couber;
Assessorar os vereadores, na elaboração de projetos de lei, requerimentos, moções, indicações e outros documentos a serem apresentados nas reuniões da Câmara;
Mediar conflitos administrativos internos e externos, com vistas à solução de problemas e a perfeita harmonia entre a Câmara Municipal e a comunidade em geral;
Fazer cumprir as determinações da Presidência da Câmara e executar as tarefas por ela delegadas e representá-la, sempre que para isso for designado;
Promover o acompanhamento das atividades de administração geral, analisando as necessidades dos Vereadores, de forma a garantir o bom andamento dos trabalhos dos parlamentares;
Manter-se à disposição da Presidência para resolução de questões, sempre que requisitado;
Executar as atividades relativas aos serviços de protocolo, correspondência e arquivo, além da supervisão dos serviços auxiliares da Câmara Municipal;
Execução do expediente e registro das atividades legislativas;
Apoio das atividades relativas aos serviços de contabilidade, tesouraria, pessoal, material e patrimônio;
Supervisão no atendimento à Mesa e aos Vereadores e convidados, durante às Sessões Plenárias, reuniões e outros eventos da Câmara;
Preparação da rotina referente às reuniões ordinárias e extraordinárias da Câmara Municipal;
Elaboração e controle dos Autógrafos de Projetos de Lei aprovados pelo Legislativo e encaminhamento ao Poder Executivo;
Organização das publicações de matérias, em especial as relativas aos atos do Poder Legislativo;
Organização e apoio referente às indicações e requerimentos de autoria dos Vereadores para apresentação em Plenário;
Efetuar outras tarefas correlatas de inferior ou mesmo nível de complexidade e responsabilidade;
Elaborar as atas das sessões e os respectivos arquivos digitais;
Manter-se atualizado sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal e Lei Orgânica do Município;
Manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

Requisitos:

Ensino superior completo em área administrativa.
Conhecimentos de legislação municipal, estadual e federal.


AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS EFETIVO

Trabalhos de limpeza, conservação e organização de mobílias;
Lavar e limpar cômodos, pátios, pisos, carpetes, terraços e demais dependências da sede da Câmara Municipal;
Polir objetos, peças e placas metálicas;
Manter o Plenário em condições para a realização das reuniões;
Possuir conhecimentos básicos em execução de tarefas inerentes ao serviço de manuseio de lixo;
Executar tarefas de copa e cozinha nos eventos promovidos pela Câmara Municipal;
Manter e controlar o almoxarifado, quando existente, efetuando verificação periódica de estoque;
Verificação dos equipamentos elétricos, principalmente seu desligamento regular;
Preparar e servir café, chá, água etc.;
Remover, transportar e arrumar móveis, máquinas e materiais diversos;
Guardar e arranjar objetos, bem como transportar pequenos objetos que sejam inerentes ao seu trabalho;
Observar para que não haja estocagem de material ou gêneros perecíveis, considerando a validade;
Valorizar seus serviços, de seus colegas e vereadores;
Ter cuidados especiais com gás, fósforos, torneiras, água quente etc.;
Manter discrição (sigilo) de tudo que é falado, escrito e ouvido, exceto o que é público;
Manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

Requisitos:

Ensino fundamental completo.

SECRETÁRIO EFETIVO 

Assessorar os vereadores, na elaboração de projetos de lei, requerimentos, moções, indicações e outros documentos a serem apresentados nas reuniões da Câmara;
Elaborar as atas das sessões e os respectivos arquivos digitais, sob supervisão da diretoria;
Despachar os Projetos de Lei, Resoluções, Portarias, Decretos, Decretos Legislativos e demais processos e proposituras às Comissões Permanentes;
Despachar, oficiar e informar os ritos e trâmites, bem como, encaminhar informação sobre a tramitação de projetos e proposituras, quando requisitado;
Manter-se atualizado sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal e Lei Orgânica do Município;
Prestar assistência às Comissões Permanentes e Temporárias;
Auxiliar e manter o controle da guarda e proceder o arquivamento de documentos;
Atender telefones, transmitindo os recados às pessoas com as reservas necessárias;
Preencher impressos de requerimentos e outros documentos;
Enviar atos legais para publicação em Diário Oficial, mediante ferramentas eletrônicas de e-mail ou similares;
Dar manutenção à caixa de entrada de e-mail do Legislativo, recepcionando as mensagens e documentos e direcionando-os ao setor responsável, inclusive intimações e solicitações de órgãos públicos fiscalizadores ou de Justiça;
Auxiliar nos trabalhos e tarefas administrativas inerentes às unidades do Legislativo;
Atender ao público fornecendo-lhes todas as informações de que necessitam;
Redigir ofícios, requerimentos, indicações e outros expedientes referentes às atividades legislativas e correlatas;
Executar serviços de apoio administrativo, legislativo e contábil;
Executar serviços de organização de arquivos e protocolo;
Auxiliar na organização de reuniões solenes, elaborando convites, sistematizações, relações de convidados, certificados e honrarias.
Organização e apoio referente às indicações e requerimentos de autoria dos Vereadores para apresentação em Plenário;
Manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

Requisitos:

Ensino médio completo.
Conhecimentos de legislação municipal, estadual e federal


CONTADOR EFETIVO

Organizar e dirigir os serviços de contabilidade da instituição, planejando, supervisionando, orientando e participando da execução, de acordo com as exigências legais e administrativas;
Planejar os sistemas de registros e operações contábeis atendendo as necessidades administrativas e as exigências legais;
Emitir notas de empenho e ordens de pagamento de despesas autorizadas pelo Presidente;
Manter em dia a escrituração dos livros contábeis referentes ao movimento financeiro patrimonial e orçamentário do Legislativo;
Proceder à análise de contas;
Proceder ou orientar a classificação e avaliação das despesas;
Proceder o envio de informações ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná, por meio do SIM-AM e outros sistemas.
Atender as exigências legais emanadas do Tribunal de Contas do Estado;
Manter informatizados os dados contábeis;
Fazer publicar os relatórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, acerca da gestão fiscal;
Elaborar e analisar relatórios sobre a situação patrimonial, econômica e financeira da entidade;
Assessorar sobre problemas contábeis especializados da instituição, dando pareceres sobre práticas contábeis, a fim de contribuir para a correta elaboração de políticas e instrumentos de ação dos setores;
Elaborar e assinar balancetes, balanços e demonstrativos econômico-financeiros;
Participar de projetos multidisciplinares que visem o aperfeiçoamento da gestão econômico-financeira da instituição;
Elaborar a prestação de contas junto ao tribunal de contas;
Realizar treinamento na área de atuação, quando solicitado;
Solicitar certidões negativas de débitos à órgãos federais e estaduais;
Operar equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades;
Manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

Requisitos:

Ensino superior completo em Ciências Contábeis.
Registro no respectivo conselho da categoria profissional.
Conhecimentos de legislação municipal, estadual e federal.

PROCURADOR 

Representar o Legislativo em juízo e extrajudicialmente, acompanhando as ações judiciais, em todas as suas fases e instâncias, praticando todos os atos inerentes ao seu trâmite até decisão final do litígio;
Elaborar petições iniciais e recursos;
Assessorar a comissão de inquérito, quando instituída;
Prestar consultoria e assistência interna corporis, respondendo a consultas, exarando pareceres opinativos, incluindo a análise de projetos de lei, documentos encartados em processos administrativos, escrituras, processos administrativo-disciplinares e de auditagem;
Atender a consultas de Vereadores sobre interpretação de textos legais de interesse do Legislativo, por intermédio de solicitação do Presidente;
Assistir a Câmara Municipal no controle interno da legalidade dos atos administrativos a serem por ela praticados ou já efetivados;
Analisar e aprovar procedimentos licitatórios, contratos, convênios e outros ajustes firmados pelo Legislativo;
Supervisionar e controlar as atividades do serviço jurídico;
Assessorar o controle interno da Casa em face de suas inerentes funções legais;
Informar em expedientes que lhe forem encaminhados, dentro de sua área de atuação, bem como requisitar informações e documentos perante quaisquer unidades administrativas, a fim de obter elementos necessários à defesa dos interesses do Legislativo;
Realizar treinamento na área de atuação, quando solicitado;
Operar equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades;
Executar outras tarefas relativas à área jurídica, solicitando, quando for o caso, a colaboração das unidades organizacionais da Câmara, bem como outras, atendendo às necessidades do Poder Legislativo, mediante determinação do Presidente;
Manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.

Requisitos:

Ensino superior completo em Direito.
Registro no respectivo conselho da categoria profissional.
Conhecimentos de legislação municipal, estadual e federal 

Atualizado em: 02/03/2025